Maximídia
04 A 06 DE OUTUBRO DE 2022 | HOTEL UNIQUE - SÃO PAULO/SP | Ingressos Esgotados
04 A 06 DE OUTUBRO DE 2022 | HOTEL UNIQUE - SÃO PAULO/SP | Ingressos Esgotados
Muralista
Da periferia de São Paulo para o mundo. Nascido em 1975 no Jardim Martinica, bairro pobre da zona sul paulistana, o artista Eduardo Kobra tornou-se um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com obras em 5 continentes
Desde os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, ele detém o recorde de maior mural grafitado do mundo – primeiro com ‘Etnias’, pintado para celebrar o evento, com 2,5 mil metros quadrados; marca superada por ele mesmo em 2017, com uma obra em homenagem ao chocolate que ocupa um paredão de 5.742 metros quadrados às margens da Rodovia Castello Branco, na Região Metropolitana de São Paulo.
Uma de suas obras mais famosas é ‘O Beijo’, executada em 2012 no High Line, em Nova York – apagada quatro anos mais tarde. Trata-se de uma releitura cheia de cores da imagem feita pelo fotojornalista norte-americano Alfred Eisenstaedt (1898-1995) em 13 de agosto de 1945, quando o povo saiu às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.
Kobra começou a desenhar em muros na clandestinidade, como pichador, ainda durante a adolescência. O gosto pela espontânea arte de rua já era visível no garoto, que colecionava advertências por intervenções não autorizadas na escola e chegou a ser detido três vezes por crime ambiental – justamente por conta do uso irregular de sprays em muros das redondezas.
Nos anos 1990, trabalhou fazendo cartazes, pintando cenários de brinquedos e criando imagens decorativas para eventos naquele que era o maior parque de diversões do Brasil. Era a primeira vez que ele, filho de um tapeceiro e de uma dona de casa, ganhava dinheiro com suas imagens. O trabalho foi bem-sucedido, tanto que lhe rendeu convites para atuar também em outras empresas e junto a agências de publicidade.
Sua arte urbana começou a ganhar visibilidade na década seguinte. Em 2007, apareceu com destaque na mídia pela primeira vez por causa do projeto Muro das Memórias, em que mergulhou no universo das fotos antigas de São Paulo e passou a reproduzi-las nas ruas em tons de sépia ou em preto e branco, apresentando um estilo de grafite diverso daquele que se espalhava pela cidade.
Esse projeto acabou se tornando uma marca, embrião de muito do que viria a seguir.
Kobra se tornou um obstinado pesquisador de imagens históricas e não foram poucas as vezes em que tal predileção, estampada em muros gigantescos, acabou servindo para resgatar a importância de lugares e fortalecer a sensação de pertencimento de seus habitantes.
Autodidata, o muralista admite que aprendeu e desenvolveu sua arte ao observar a obra de artistas que admira – do misterioso expoente da street art Banksy, britânico cuja identidade jamais foi revelada, a nomes como o norte-americano Eric Grohe (1944- ), o também norte-americano Keith Haring (1958-1990) e o mexicano Diego Rivera (1886-1957).
Os projetos passaram a se somar. Em Greenpincel, Kobra demonstra uma eloquente preocupação com causas ambientais. Esses painéis, compostos por uma imagem e uma frase de protesto, são fortes panfletos em prol de causas ecológicas. Nesse sentido, seus genuínos temas vão desde o combate à pesca predatória até o veto à exploração de animais em eventos como o rodeio. Aquecimento global, poluições da água e do ar e desmatamento também aparecem em seus murais.
Em 2009, Kobra se deparou com pinturas de street art tridimensionais. Decidiu que também poderia fazê-las. Mergulhou em seu ateliê, realizou testes diversos e, em seguida, colocou sua arte na rua. Primeiro na Avenida Paulista, coração simbólico e financeiro de São Paulo. Depois, em exposições ao redor do mundo, de festivais em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a eventos nos Estados Unidos.
Sua sensibilidade para as mazelas sociais resultou no projeto Realidade Aumentada, em que pintou dez painéis em dez dias em 2015, sempre chamando a atenção para uma questão importante – de uma menina desaparecida a um morador de rua que escreve poemas, passando pela história de uma bailarina de origem pobre da periferia paulistana.
Mais recentemente, em uma revisita atualizada às imagens antigas, Kobra criou a série Recortes da História. Em vez de partir de velhas fotografias que retratem a memória de um lugar, o artista volta-se para momentos marcantes da história da humanidade. Assim, cenas como a do ativista norte-americano Martin Luther King (1929-1968) proferindo um discurso contra o racismo ganham os muros pelos traços do artista brasileiro.
Já no projeto Olhar a Paz, Kobra retrata personalidades históricas que tenham lutado contra a violência, pela disseminação de uma cultura de paz pelo mundo. É quando a arte do brasileiro endossa – e muitas vezes ecoa – mensagens de fraternidade e não-violência. Ele já estampou em muros o ativista indiano Mahatma Gandhi (1869-1948), a vítima do Holocausto Anne Frank (1929-1945), a ativista paquistanesa Malala Yousafzai (1997- ) e o cientista alemão Albert Einstein (1879-1955), entre outros exemplos.
A herança de seu passado no hip-hop é revivida no estilo mais marcante de sua arte: imagens hiper-realistas, muitas vezes baseadas em fotografias de personalidades, como o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907-2012), o artista espanhol Salvador Dalí (1904-1989) e o músico brasileiro Chico Buarque (1944- ), cobertas com cores fortes e contrastantes. Essas cores acabaram se tornando seu principal cartão de visitas ao redor do mundo, o estilo marcante de sua obra. E, em maior ou menor grau, passaram a aparecer em obras das mais diversas fases de sua carreira.
Seu primeiro mural fora do Brasil foi em Lyon, na França, em 2011. Na época, havia sido convidado para ilustrar um paredão de um bairro que passava por processo de revitalização – ou seja, lançou mão de sua vertente Muros da Memória para ajudar na valorização histórica da região. De lá para cá, já pintou em países como Espanha, Itália, Noruega, Inglaterra, Malaui, Índia, Japão, Emirados Árabes Unidos, além de diversas cidades norte-americanas.
Mora em São Paulo, onde também fica seu ateliê.
Outros palestrantes
Fundador e CEO da INOVNATION
Chief Sales Officer (CSO) da Eletromidia
CEO da Deloitte Brasil
CEO da Accenture Interactive
Global President, Business Intelligence for GroupM
CEO da GE Beauty e fundadora do blog Garotas Estúpidas
Diretora de Marketing de Lácteos na Nestlé
CEO da Favela Holding
Associate Product Marketing Manager, SMB at Google
Presidente da Faculdade Descomplica
VP de Home Care LATAM e Brasil na Unilever
Diretor de Negócios Integrados da Globo
CEO da DPZ&T
Diretor de Analytics e Insights de cuidados com as roupas da P&G Brasil
Publicitário
Diretor de Marketing da Renault do Brasil
Head de Estratégia, Insights e Conteúdo, Mynd
Sócia e Managing Director da Wieden+Kennedy São Paulo
Fundador e chairman da DAVID e CEO do Grupo Ogilvy no Brasil
Chairman e CEO da WMcCann
Diretor de Marketing do Banco Santander
Principal Analyst serving CMO professionals da Forrester
CMO do McDonald's Brasil
Presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul
Diretor para Relações com Mercado e Estratégia Econômica no Banco Safra S/A
Criador da Luccas Neto Studios
Cantora e Compositora
Diretor de Comunicação e Marketing da Elo
Presidente da NotCo no Brasil
Head of Marketing do Youtube
Designer, Artista e Surfista
CEO & Sócia Lew’Lara\TBWA
Copresidente e Cofundador da Africa
Head of Marketing Search Brazil e Diversity Avenger at Google
Diretora de Imagem e Comunicação da Vivo
Diretora de Inclusão e Diversidade da Coca-Cola Brasil
Chief Executive Officer na DDB Worldwide
Sócio-fundador do Grupo Consumoteca
Gerente de RH, Dentsu Aegis Network
Diretora de Comunicação, Engajamento e Influência da DPZ&T
Diretor-Presidente da GOL Linhas Aéreas
CEO da Wunderman Thompson Brasil
Vice-presidente de Growth e Marketing do PicPay
CEO da TIM Brasil
Chief Creative Officer (CCO) da DPZ&T
CMO da Mastercard e Presidente da WFA
VP de Marketing na AmBev
CEO & CCO da FCB Brasil
Global Creative Chairman da McCann Worldgroup
CEO da Alpargatas
CMO da Kroton
Apresentadora
CEO, Meio & Mensagem
Global Chief Creative Officer na FCB
Coordenadora de Comunicação e Marketing da Wunderman Thompson Brasil
Publicitário